
Como plantar seu gramado
-Solo: Antes da semeadura, o solo deve estar totalmente limpo de todos os restos de raízes, matos, entulhos e pedras; destorroado, afofado, bem nivelado, ligeiramente úmido e com boa drenagem. Fazer análise do solo para verificar o pH e as necessidades nutricionais do mesmo. O pH ideal deve ser de 6,5 a 7,5 (solos com pH ácido dificultam ou impedem a germinação das sementes). Consulte um profissional antes de fazer qualquer correção ou aplicação. É recomendável agregar matéria orgânica na forma de composto orgânico natural, não confundir composto fertilizante orgânico com esterco. Não usar esterco. Quando a aplicação de calcário for indicada, este deverá ser incorporado ao solo 80 dias antes da semeadura, caso contrário não será eficiente.
– Semeio: Semear a lanço na proporção de 10 g por m2, e logo após, cobrir com uma camada de 1 cm de terra. Posteriormente, passar um rolo compressor manual leve, para que o solo fique bem compactado.
– Irrigação: Regar diariamente durante os primeiros 30 dias após a semeadura, de preferência à noite, quando não for possível, irrigar de manhã cedo ou ao entardecer, evitando as horas de sol quente. Até a formação total do gramado, manter o solo úmido porém não encharcado.
– Manutenção: Fazer o primeiro corte 7 a 8 semanas após a semeadura, quando as plantas alcançarem aproximadamente 15 cm de altura, utilizar preferencialmente uma tesoura comum ou máquina costal com regulagem de altura elevada, evitando arrancar a grama. Fazer 2 coberturas por ano, usando um adubo nitrogenado, na dosagem de 100 g por m2, tendo sempre o cuidado de incorporá-lo. Em áreas menores, se preferir, aplicar um adubo foliar. Semestralmente, agregar matéria orgânica na forma de composto fertilizante orgânico natural. Estas aplicações deixam as plantas mais fortes, saudáveis e vigorosas, ajudam nos rebrotos e preservam o bom estado geral do gramado.